Estrutura especial contará com ambulâncias, motos e equipes de saúde durante os dias de folia
Para garantir mais segurança aos foliões, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu-DF) vai atuar com um esquema especial de atendimento durante o Carnaval 2026, entre os dias 14 e 17 de fevereiro.
Neste período, os eventos carnavalescos acontecem de forma descentralizada, em várias regiões administrativas do DF, com grande expectativa de público. Por isso, o Samu-DF preparou um protocolo operacional específico, com equipes posicionadas estrategicamente para garantir resposta rápida em situações de emergência.
Na região central de Brasília, onde está prevista maior concentração de pessoas, o serviço contará com equipes previamente alocadas no circuito dos blocos carnavalescos — entre a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional da República — e na Cidade da Segurança Pública — centro de operações durante o carnaval —, localizada no estacionamento superior norte da Torre de TV.
Estrutura
A estrutura de atendimento será composta por uma Unidade de Suporte a Múltiplas Vítimas (USMV), duas Unidades de Suporte Básico (USB) e seis motocicletas de atendimento rápido.
As equipes serão formadas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, preparados para atuar em casos de urgência e emergência, como mal-estar, desidratação, quedas, traumas e outras intercorrências comuns em grandes eventos.
Além disso, a Central de Regulação Médica de Urgências do Samu-DF seguirá funcionando normalmente e estará pronta para atender ocorrências em qualquer região do Distrito Federal durante o período festivo.
“Definimos locais estratégicos e uma estrutura mínima de atendimento de urgência, considerando a grandiosidade dos eventos e, principalmente, a segurança da população”, destaca a diretora do Samu-DF, Lorhana Morais.
Samu-DF
O Samu-DF integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e realiza o atendimento pré-hospitalar móvel em situações clínicas, traumáticas, cirúrgicas e psiquiátricas.
O serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia, e pode ser acionado pelo telefone 192, que oferece orientações imediatas e o envio de equipes especializadas quando necessário.
Vinculado à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o Samu-DF conta com ambulâncias, motocicletas e helicóptero aeromédico para garantir atendimento ágil e salvar vidas.
