A Casa de Parto de Planaltina vai promover segurança e conforto em um ambiente hospitalar, sendo a primeira casa de parto intra-hospitalar da rede pública do Distrito Federal. Com estrutura diferenciada, as mães de baixo e/ou zero risco terão a oportunidade de dar à luz em um ambiente acolhedor e com suporte especializado em partos normais e humanizados.

A nova unidade contará com uma sala de espera e consultórios com enfermeiros obstetras para triagem e identificação de situações de risco, além de quatro leitos com banheiros privativos e uma sala com banheira. Instrumentos como o cavalinho obstétrico, bola de pilates e chuveiro também serão disponibilizados para auxiliar no parto.

A previsão é de que a Casa de Parto de Planaltina comece a funcionar ainda neste semestre, após adaptações necessárias, como a construção de uma entrada própria e um jardim para as mães caminharem. O espaço atuará separadamente do centro obstétrico, oferecendo um atendimento mais personalizado e acolhedor.

Com foco no parto humanizado, a equipe de enfermeiros obstetras irá proporcionar às mulheres a liberdade de escolher a posição e a forma de dar à luz que se sintam mais confortáveis. Além disso, a Casa de Parto estará integrada a um ambiente hospitalar, garantindo um atendimento ágil em casos de urgência com suporte de obstetras e pediatras do centro obstétrico.

A indicação das gestantes aptas para a Casa de Parto será feita durante o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde, garantindo que sejam gestações de baixo ou nenhum risco. Com essa iniciativa, a secretaria de Saúde do DF busca proporcionar uma experiência positiva e respeitosa para todas as gestantes, promovendo um parto mais humano e seguro.

Por:Withman Castro.
Foto: Ualisson Noronha.
Fonte:Agência Saúde-DF.