Volume registrado foi quatro vezes maior que a previsão e equipes atuaram desde cedo em ações emergenciais nas principais vias da cidade nesta quinta-feira (19)
Com o grande volume de chuvas que ocorreu na noite desta quarta-feira (18), em Ceilândia, uma força-tarefa foi montada logo nas primeiras horas da manhã para minimizar os impactos causados pelo temporal. A previsão era de 15 milímetros de chuva, mas o volume chegou a aproximadamente 60 milímetros, provocando alagamentos e acúmulo de detritos em diversos pontos da região.
Equipes da Administração Regional de Ceilândia, do SLU e da Novacap atuaram de forma integrada na limpeza, retirada de galhos, restos de asfalto e detritos trazidos pela forte enxurrada. O trabalho incluiu ainda a desobstrução de vias para garantir mais segurança a motoristas e pedestres, além de ações emergenciais como limpeza de bocas de lobo e remoção do excesso de sedimentos acumulados ao longo das pistas.
O mutirão contou com o apoio de máquinas, tratores e caminhões, mobilizando cerca de 30 trabalhadores. Também foram realizadas intervenções emergenciais em buracos nas principais vias afetadas, com apoio do caminhão térmico da Novacap, garantindo mais segurança e melhor trafegabilidade até a execução definitiva dos serviços. A equipe da Novacap também realizou vistoria no Terminal do P Sul para avaliar os danos e definir as próximas medidas necessárias.
“O volume de chuva foi muito superior ao previsto, o que gerou impactos em pontos já mapeados como sensíveis. Desde as primeiras horas da manhã montamos essa força-tarefa para agir com rapidez, garantindo a limpeza, a desobstrução das vias e mais segurança para a população. Seguimos monitorando e fazendo o levantamento das áreas que precisam de intervenções estruturais”, destacou o administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende.
Licitação– Como medida estrutural para enfrentar os pontos críticos de alagamento, o Governo do Distrito Federal, por meio da Novacap, publicou o Aviso de Licitação do Procedimento Licitatório Presencial nº 006/2025 – NLC/PRES, que prevê a contratação de empresa especializada para elaboração do projeto executivo de engenharia voltado à adequação e ampliação da rede de drenagem de águas pluviais em Ceilândia, com investimento estimado em cerca de R$ 14 milhões para ampliar a captação e melhorar o escoamento nos pontos mais críticos da cidade.

