O projeto de lei que institui a Campanha Permanente “Dirija como uma Mulher”, de autoria do deputado distrital Robério Negreiros (PSD), foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e segue agora para sanção do governador Ibaneis Rocha. A iniciativa visa combater o assédio, o preconceito e a violência enfrentados pelas mulheres no trânsito da região.
Apresentado durante o mês do Maio Amarelo, movimento global voltado para a segurança no trânsito, o PL 1114/24 destaca que, apesar dos avanços conquistados pelas mulheres na sociedade, elas ainda sofrem preconceitos e discriminação ao dirigir. O deputado Negreiros ressalta que o trânsito é mais um local onde ocorrem violências e preconceitos de gênero.
Apesar do estereótipo “mulher no volante, perigo constante”, as estatísticas demonstram que, na realidade, os homens estão mais envolvidos em acidentes de trânsito do que as mulheres. Os dados do Detran-DF mostram que a maioria das vítimas de acidentes fatais são do sexo masculino, com uma porcentagem menor de vítimas femininas.
Além de divulgar informações sobre o tema, a campanha visa conscientizar sobre o assédio, o preconceito de gênero e outras formas de discriminação enfrentadas pelas mulheres no trânsito. Também disponibilizará os contatos dos órgãos públicos de apoio, incentivará a denúncia e promoverá a conscientização de todos sobre atitudes discriminatórias ou violentas contra mulheres ao volante.
Após ser aprovado em dois turnos, o texto agora aguarda a sanção do governador para entrar em vigor.